31.8.06

RE CICLAGEM


Uau, segundo filme fantástico oriental a estrear em Porto Alegre em duas semanas. E desse vez dos irmãos Pang, que eu curto muito desde o primeiro filme da série 'Gin Gwai' ('Vendo Fantasmas', tradução litweral, lançada como 'The Eye' em inglês, 'A Herança' e 'Visões' em nosso país) . Como o terceiro filme dessa série ('Visões 2' no Brasil) acabou sendo polêmico em seu tom irônico (não compreendido por grande parte dos espectadores, que se irritaram com o tom de comédia estilo American Pie e não perceberam que os elementos que fizeram a equação funcionar nos dois primeiros produtos da triologia continuavam todos lá), havia a dúvida se eles haviam virado o fio ou se estavam guardando na manga uma carta, hipótese que se confirma com esta nova produção.
'Assombração' (nome horrível, volto a ele depois) é a obra mais pretensiosa dos Pang... depois de começar como um thriller sobrenatural 'normal', dá uma virada brusca mais ou menos em um terço da projeção e vira uma espécie de 'Alice no país das Maravilhas' freudiano e metafísico. Lembra vários filmes hollywoodianos (Cidade das Sombras e What Dreams may come - qual é o nome desse em português mesmo? - em especial) sem se calcar em nenhum deles e, melhor ainda, sem se render ao 'padrão Hollywood' de explicações. As informações vão sendo despejadas e o espectador que se vire. Os Pang também confirmam uma lebre que havia sido levantada em 'Visões', que conseguem escrever ótimos roteiros sob o ponto de vista feminino.

Lendo as resenhas gringas, vejo que houve algumas reclamações sobre um suposto 'viés anti-abortista'. Até existe isso, mas não é nada gratuito, pois se torna um dos mais importantes elementos do roteiro da segunda metade da história. A sensível atuação de Angelica Lee (a cega de 'A Herança', voltando a trabalhar com a turma) acaba fazendo tudo funcionar, pois se ela tievsse errado o tom tudo ia por água abaixo, o que é para ser uma jornada de auto conhecimento virava uma chanchada.

Agora, nossos tituladores estavam num dia inspirado quando escolheram o nome dessa produção. 'Assombração', além de dar o tom errado do filme, acaba dando várias pistas erradas para o público. Não é só o filme que se chama assim, o livro que a escritora está escrevendo também, e isso dá várias informações e expectativas equivocadas para quem está vendo.

Comments:
pra mim lembrou muito A Viagem de Chihiro.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?