22.3.06

DISQUE M


A Luciane me surpreendeu um dia desses, me dizendo que tinha gostado mais de 'Um crime perfeito' que de 'Disque M para Matar'. Como esse mau gosto não combina com ela (é algo como preferir uísque paraguaio ao escocês), loquei o filme de novo para ela reconsiderar... na primeira cena já descobrimos que ela havia visto apenas a refilmagem, com Angie Dickinson e Christopher Plummer. Ah bom.
O prazer de rever um filme desses é perceber como Hitch consegue demonstrar sua classe, mesmo num filme minimalista, sem espaço para malabarismos de câmera. Há, logo no início, um belo uso de psicologia das cores. Grace Kelly de branco, beijando o marido, e de vermelho, com o amante... nada mal. Belo filme. Teatro filmado só fica legal quando extremamente bem feito, o que é o caso aqui.

ANJOS DA NOITE 2

Eu não ia ver esse filme, pois não curti o primeiro... daí o Cristian elogiou tanto que eu fui. Sabe que é legal? Vai direto prá ação, sem grandes frescuras (como no primeiro filme, que perde horas em discussões políticas/errepegísticas sobre convivência entre vampiros e lobisomens), tem bastante sangreira e, ta na na nam, Kathy Beckinsale tira aquela roupa preta apertada que lhe cai tão bem. Foram duas horas que eu não pensei que estou trabalhando demais, que meu Grêmio está mal... longe de ser uma obra-prima, mas que é um belo filme de ação, isso é. E cita um filme que eu adoro, vamos ver se algum dos meus cinco leitores reconhece... o pau comendo dentro de um cinema e cai um helicóptero... lembra alguma coisa?

Amanhã escrevo alguma coisa mais profunda, hoje estou na corrida...


Comments:
Disque M para Matar é realmente um belíssimo trabalho do Mestre Hitchcock em todos os aspectos. Apesar de preferir Janela Indiscreta e Os Pássaros, Disque M tem seus atrativos e Hitchcock quase nunca decepciona.

Já o outro eu não vi pois, como vc, eu não gostei do primeiro, mas talvez eu dê uma conferida...

E viva o Tricolor Gaucho!
 
Errr.. O filme citado é o NO LIMITE DA REALIDADE?

Eu adorei rever DISQUE M PARA MATAR. Um filmaço! Hoje acho que o colocaria entre os meus favoritos do Hitch. E pensar que eu estava na dúvida se via ou não. Não sabia que tinha refilmagem com Angie Dickinson.
 
Mas será que os caras do ANJOS DA NOITE viram o DEMONS ou a citação foi "acidental"?
 
Eu diria que nesse caso foi acidental mas vai saber ...

Também gostei dessa continuação. Correria e porrada do começo ao fim, do jeito que tem de ser. Não é a toa que teve a melhor estréia americana nas bilheterias no ano.
 
Ronald, como já dá prá notar na lista que eu fiz para o Carrard, meu Hitchcock favorito é 'Frenesi', o filme mais sádico do velhinho, o único legal que ele fez sem o Código Hays de censura para atrapalhar a sua imaginação suja... 'Disque M' disputa o segundo lugar com 'Intriga Internacional' e 'Os Pássaros' (se eu começar a pensar muito já coloco 'Pavor nos Bastidores' no jogo e começo a pensar em outros, vamos parar por aqui). O bacana é que cada um desses filmes é totalmente diferente um do outro, hein? Não se fazem mais cineastas como antigamente...
Ailton, eu vi a refilmagem de 'Disque M' na TV algumas vezes... quando eu tinha uns 7, 8 anos (há duas décadas e meia). Até gostei, mas quando a Globo começou a programar o original no Cine Clube (aquela sessão legendada) eu percebi, digamos, que ao invés de estar com a Juliana Paes, como eu pensava, eu estava saindo com a Roberta Close (já que a refilmagem é um travesti comparando com o original, ha ha ha). (melhor fazer metáforas com mulheres que com futebol, não?)
Felipe, o diretor de 'Anjos da Noite' pode até não ter visto 'Demons', mas pode ter certeza que o roteirista viu. Não tinha como ter feito uma citação mais específica que esta.
Leandro, mais um pouco e montamos um time de futebol de salão com os fãs do filme. Estaremos em maioria na redação da Cine Monstro?
 
Um filme totlmente diferente do outro, é verdade. Hitchcock era mesmo um gênio...
 
Ia deixar passar, mas não vou mais. Odiei o primeiro, mas depois dos elogios do Cristian e dos teus vou ter que conferir, mesmo com falta de tempo. Thomaz, vi tua ligação só no dia seguinte (para variar, meu drama do celular no silencioso - todo mundo pergunta "pra que tem?"). Entonces, quero na verdade é te pedir uma opinião sobre uma coisa te pedir outra. Vou mandar um e-mail e discutimos pessoalmente, depois, já com as "cartas na mesa". Ui. Abração!
 
Oi THOMAZ creio que agora consiga postar por aqui, estava com problemas de mandar mensagens para o pessoal que tem Blogspot, o Edú tb. Eu adoro o Disque M, um filme muito interessante e cheio de grandes moentos. O estranho é que pouco se vê esse filme na lista dos favoritos do Hitchcock, os fãs sempre citam outros filmes menos Disque M que é ótimo. O tal Anjos da Noite 2 devo ver só por causa dos comentários entusiasmados do Cristian e de vc mas antes vou ver SHUTTER, acho que amanhã no Bristol aquí na Av Paulista, devo encontrar o Leandro Caraça e o Edú que devem pintar por lá mas outras pessoas devem aparecer pois é a unica sala em uma região mais central onde o filme está passando. E no Raros vai rolar o quê hoje? Boa Sorte
 
Oi Marcelo

Putz, que máfia para ir no cinema, hein?

Shutter eu vou ver amanhã. Quem sou eu para perder um filme oriental de horror no cinema? Só não vou hoje de noite por causa do Raros. Falando nele...

O Raros hoje é 'Suicídio Duplo em Ajima' (ou algo assim, tu sabe que filme é esse), que o Marquinhos descobriu dando bobeira no Consulado do Japão, em película, com legendas em espanhol.
 
Eu sei que na próxima Cine Monstro vai ter resenhas favoráveis a "Anjos da Noite-A Evolução" e "Shutter". Três estrelinhas para cada um. :)
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?