18.11.05

CORMAN 50 ANOS

Roger Corman estreou como diretor em 1955, em 'Five Guns West'. Esse fato deveria ser comemorado, seja pelas revistas de cinema, seja pelos cinéfilos, seja pelas distribuidoras. Não está sendo. Uma pena.

Por mais que muitas vezes seja celebrado o lado folclórico de Roger Corman, como ele fez filmes baratíssimos, como ele conseguiu rodar produções em prazos ridículos, não custa lembrar como o homem é bom diretor. Seja como um dos pioneiros do horror psicológico (na série de filmes sobre Edgar Allan Poe), seja como um dos raros realizadores de filmes 'sociais' que não são pentelhos ('Intruder'), seja como simplesmente alguém como alguém que teve olho para revelar uma geração de cineastas talentosos como Scorcese, Coppola, Hellman, Cameron, Nicholson e tantos outros. Seria interessante homenageá-lo em vida, enquanto ele ainda puder curtir o reconhecimento tão merecido.

Por que estou lembrando dele? No final de semana, vi um documentário sobre Dr Jivago, e um dos tópicos foi exatamente como foi suprimida a cor vermelha do filme, para quando apareceram as primeiras bandeiras comunistas elas terem o máximo impacto. Quem inventou isso? Corman, em 'A Orgia da Morte', em que ele suprime a cor para, quando a morte aparece com o manto vermelho na última cena, ela 'chamar atenção'. Como Dr Jivago (que é de 1965) foi 'começado' pelo mesmo fotógrafo de Corman nesse filme (de 1964), Nicholas Roeg, fica fácil descobrir quem tirou a idéia de quem...

Comments:
corman é rei.
pena que ele vai ter que morrer pro oscar passar o clipe-homenagem-aos-defuntos-do-ano básico.
 
Oi Thomaz. Ótimo resgate do talento genial do Corman. Ele em suas adaptações da obra de Poe teve resultados brilhantes comparados aos climas que o Bava criava paralelamente na Itália, tanto que ele trabalhou com a Barbara Steele. O Orgia da Morte é fabuloso...
 
Ainda não vi nada do Corman...mas pretendo conhecer seus filmes logo...
Abraços!
 
ZP, pode ter certeza que quando o velhinho morrer vão chover homenagens...Don Marcelo, Corman era (não dirige há 15 anos) um diretor fantástico. A série de filmes sobre Poe é uma das melhores coisas que já foi feita dentro do cinema de horror.
Ronald, vai ver os filmes do velhinho, amigo, ele é ótimo
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?